quinta-feira, 10 de março de 2011

Chuck vs. The Podcast' sobre Audiência e Renovação

Eu estava escutando o mais recente Podcast de Chuck (www.chuckpodcast.com) feito pelo Gray Jones e pelas administradoras do ChuckTV, Mel e Liz, e nessa edição eles comentaram bastante sobre audiência e as possibilidades de renovação para uma 5ª temporada da série, incluindo os fatores que influenciam nessa decisão.

Como eles estão mais por dentro, afinal têm contatos diretos e estão meio que vivendo a situação de dentro, resolvi fazer um resumão do que eu entendi pela conversa deles.

Confiram:

Sabem aqueles produtos com os quais os personagens interagem na Buy More? Tipo aquela ovelhinha de JEFFSTER? São chamados de "product placement", ou seja, são tipo anúncios publicitários indiretos. Isso quer dizer que "a série" é paga para expôr aqueles produtos ali. Então isso significa que eles não podem nem pensar em fechar aquele set da Buy More, pois aquilo ali é algo lucrativo. Creio que esse seja um dos fatores que preocupa tanto a baixa audiência na demo de 18 a 49 anos, que são os chamados "adultos consumidores". 

Eu não sabia ao certo, mas pelo que foi dito, é a Warner Bros que detém os direitos de Chuck, ou seja, ela produz a série e cobra uma licença para a NBC exibi-la. Então basicamente a NBC compra a série da Warner. Pelo fato de que a Warner produz, eles ganham a parte da publicidade, com a venda dos DVDs e coisas do tipo. Por isso que algumas pessoas dizem que é pouco provável que uma série seja renovada caso não seja produzida pela mesma rede. Gray deu até um exemplo de que Heroes era produzida e exibida pela NBC, por isso havia mais interesse por parte dela.
 

Mas por outro lado, existem outros grandes fatores que entram em favor da série, como o fato de que a Warner está lucrando tanto com essas propadandas indiretas que pode oferecer a série à NBC por um preço mais barato e também entra a tal da "syndication" que tanto é falada nesse meio. Basicamente, "syndication" quer dizer que quando a série chegar a um certo números de episódios totais (creio que seja nos 100, o que seria totalmente possível caso tivéssemos uma quinta temporada completa) ela pode ser liberada pela Warner para "distribuição" de licenças para outras emissoras, quer dizer, seus direitos podem vendidos pela Warner para que a série seja exibida em outros canais. Ou seja, a Warner poderia ganhar mais dinheiro tendo a NBC e outros canais exibindo a série. Segundo ele, são canais menores, mas que pagam muito dinheiro. Com isso, a Warner poderia fazer com que a NBC quisesse esses poucos episódios que faltam, oferecendo uma licença mais barata, para conseguir fazer mais dinheiro depois com a "syndication".

Por isso que se diz que a audiência e estabilidade é tão importante. Eles começam a comparar com outras séries que caíram, como Undercovers, e que vão cair, como The Cape. Mas Chuck tem uma vantagem de conseguir permanecer com seus números sólidos, apesar de ser em 1.7. Como aconteceu no dia dos namorados, que praticamente todas as outras séries caíram e Chuck permaneceu estável. Em razão disso que eles estão achando que com a chegada de Dancing With The Stars (a Dança dos Famosos de lá) e, se não me engano, o horário de verão, provavelmente haverá alguma queda, mas não tão grande quanto poderá ser para as outras séries.
 

Gray basicamente palpitou que se a série continuar em 1.7 as chances ficam em torno de 70%, se cair pra 1.6 em mais de uma vez as chances também caem, mas ainda são boas, mas se 
se cair pra 1.6 em mais de uma vez as chances também caem, mas ainda são boas, mas se cair pra 1.5 em mais de um episódio, as coisas ficam ruins. Porém, se aumentar para digamos 1.9, as chances vão para 90%. Não é nada garantido, creio que seja apenas uma análise que eles fizeram, mas me parece que tem certo fundamento se levarmos em considerações os fatores citados mais acima.


Eles estão achando que com a queda que foi sentida desde as temporadas iniciais, onde a série tinha torno de 8 milhões de telespectadores, Chuck chegou agora ao seu número de fãs leais na casa dos 5 milhões. E eu espero que eles estejam certos quanto a isso, porque precisamos que a série sobreviva ao menos um pouco mais. E como vimos, as pessoas que estão assistindo tem muita influência sobre isso.

Gray ainda comentou que enquanto estivermos com 1.7 não acha que seja hora de fazer campanhas, e Mel concordou que é cedo demais pra isso, mas que é hora de tentar fazer com que a audiência suba através de boca-a-boca. Falar com os familiares, amigos, e etc sobre a série. E também quando vir algum produto na série, fazer com que o pessoal que venda/produza saiba que foi por causa da série que viu/comprou. Pra mostrar que está valendo à pena o dinheiro que eles estão investindo em publicidade na série.
 
Só é uma pena que nós não possamos ter uma participação direta nesse processo. Mas podemos continuar a indicar a série ao pessoal de lá por meio das mídias sociais (Blogs, Twitter, Facebook, etc). 

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